ORCHIDACEAE

Brasilidium concolor (Hook.) F.Barros & V.T.Rodrigues

Como citar:

Danielli Cristina Kutschenko; Tainan Messina. 2012. Brasilidium concolor (ORCHIDACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

LC

EOO:

357.898,309 Km2

AOO:

92,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Detalhes:

A espécie ocorre na Mata Atlântica, nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (Barros et al., 2011). Miller et al. (2006) afirmam que a espécie ocorre entre 1200 e 1400m de altitude na Serra dos Órgãos.

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Danielli Cristina Kutschenko
Revisor: Tainan Messina
Categoria: LC
Justificativa:

?<i>Brasilidium concolor</i> é uma espécie epífita ocorrente emambientes de Mata Atlântica nos estados do Sul e Sudeste do Brasil. Possui umaextensão de ocorrência de 322.989km². Apesarde a espécie ocorrer em áreas de grande interferência antrópica, está bemrepresentada em Áreas Protegidas nos estados onde ocorre, habita diferentestipos vegetacionais e apresenta uma distribuição ampla. Desta forma, <i>Brasilidium concolor</i> é uma espécie Menos preocupante (LC). Porém,maiores estudos populacionais e de exploração poderão futuramente levá-la a umanova avaliação.

Perfil da espécie:

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

População:

Flutuação extrema: Sim
Detalhes: Boelter (2011) identificou a presença de sete indivíduos da espécie em 3ha de Floresta de Araucária (Floresta Ombrófila), na Floresta Nacional de São Francisco de Paula. O estudo foi conduzido em floresta originais de Araucaria, plantações de Araucaria, plantações de Pinus e plantações de Eucalyptus. A espécie esteve presente apenas em florestas originais. Miller et al. (2006) afirmam que a ocorrência da espécie na Serra dos Órgãos é ocasional, porém nos locais onde ocorre sua ocorrência é comum.

Ecologia:

Biomas: Mata Atlântica
Fitofisionomia: Floresta Ombrófila Mista (Barros; Rodrigues; Batista, 2009). Floresta Alto-Montana (Barberena 2010)
Habitats: 1.9 Subtropical/Tropical Moist Montane
Detalhes: Epífita, de crescimento simpodial sub-cespitoso, floresce entre setembro e novembro (Docha Neto; Baptista, 2005). Encontrada esporadicamente, na Serra dos Órgãos, a meia altura de árvores em florestas originais, exposta a sombra sob movimento de ar moderado e umidade elevada e estável. Espécie de vida longa apresentando até doze bulbos em um rizoma forte e curto. A floração ocorre em novembro e dezembro e as flores duram por três semanas (Miller et al., 2006).

Ameaças (3):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
A porção subtropical da Floresta Ombrófila, dominada por Araucaria angustifolia, sofreu uma redução drástica na sua distribuição geográfica desde a Primeira Guerra Mundial (Mähler; Larocca, 2010 apud Boelter, 2011).
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.1.2 Wood plantation
Monoculturas de árvores têm se expandido consideravelmente nos últimos anos devido à demanda mundial de madeira (Boelter, 2011).
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.4.6 Dam
A mata ciliar do estreito de Augusto César, área de ocorrência da espécie, foi encoberta com o reservatório da Usina Hidroelétrica de Itá (Rogalski; Zanin, 2003)

Ações de conservação (4):

Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level on going
A espécie foi considerada Criticamente (CR) ameaçada na Lista vermelha da flora de Minas Gerais (COPAM-MG, 1997)
Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level on going
A espécie foi considerada Presumivelmente Extinta (EX) na Lista vermelha da flora de São Paulo (SMA-SP, 2004).
Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level on going
A espécie foi considerada Rara na Lista vermelha da flora do Paraná (SEMA/GTZ-PR, 1995).
Ação Situação
4.4 Protected areas on going
- Parque Nacional de Itatiaia (Barberena, 2010).

Ações de conservação (1):

Uso Proveniência Recurso
Ornamental
​Espécie utilizada como ornamental (http://www.nodi.com.br/v4/site.phpsessao=7&area=68 ; http://orquideasgauchas.hospedagemdesites.ws/P_desc_especie.phpcod_especie=448&especie=Brasilidium%20ottonis)